SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Pleasure and suffering in social work of educators with homeless adolescentsContributions of psychoanalysis to study of relationships between mental health and work in the professional category of traffic operators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

CINTRA, Thais Silva; RIBEIRO, Daniela de Figueiredo  and  ANDRADE, Antônio dos Santos. O cotidiano de aposentados que continuam trabalhando de maneira informal na indústria calçadista: percepções sobre a aposentadoria e o trabalho atual. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 277-287. ISSN 1516-3717.

A presente pesquisa teve como objetivo conhecer a perspectiva de aposentados que atualmente trabalham, de modo informal, com a costura manual do sapato em suas residências, em um polo industrial calçadista do interior de São Paulo. Os aspectos investigados foram o trabalho e o processo de aposentadoria. A pesquisa de campo foi executada em duas etapas: na fase exploratória foram realizadas observações em 10 residências, visando compreender o contexto geral em que se inserem os participantes da pesquisa. Em uma segunda etapa, intitulada fase focalizada, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 5 aposentados. Os dados dos diários de campo e as transcrições literais das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo tradicional e posteriormente foi realizada uma análise hermenêutica-dialética. Foi possível apreender que os aposentados, nesse contexto específico, representam a aposentadoria não como uma fase de inutilidade e de desengajamento social, mas como uma maneira de complementar a renda, ampliar os vínculos e vivenciar o trabalho de maneira mais leve.

Keywords : Trabalho; Aposentadoria; Indústria calçadista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License