SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prazer e sofrimento no trabalho dos educadores sociais com adolescentes em situação de ruaContribuições da psicanálise ao estudo das inter-relações entre saúde mental e trabalho na categoria profissional dos operadores de tráfego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CINTRA, Thais Silva; RIBEIRO, Daniela de Figueiredo  e  ANDRADE, Antônio dos Santos. O cotidiano de aposentados que continuam trabalhando de maneira informal na indústria calçadista: percepções sobre a aposentadoria e o trabalho atual. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 277-287. ISSN 1516-3717.

A presente pesquisa teve como objetivo conhecer a perspectiva de aposentados que atualmente trabalham, de modo informal, com a costura manual do sapato em suas residências, em um polo industrial calçadista do interior de São Paulo. Os aspectos investigados foram o trabalho e o processo de aposentadoria. A pesquisa de campo foi executada em duas etapas: na fase exploratória foram realizadas observações em 10 residências, visando compreender o contexto geral em que se inserem os participantes da pesquisa. Em uma segunda etapa, intitulada fase focalizada, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 5 aposentados. Os dados dos diários de campo e as transcrições literais das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo tradicional e posteriormente foi realizada uma análise hermenêutica-dialética. Foi possível apreender que os aposentados, nesse contexto específico, representam a aposentadoria não como uma fase de inutilidade e de desengajamento social, mas como uma maneira de complementar a renda, ampliar os vínculos e vivenciar o trabalho de maneira mais leve.

Palavras-chave : Trabalho; Aposentadoria; Indústria calçadista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License