SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The daily life of retirees who continue working informally in the footwear industry: perceptions about retirement and the current jobThe women from Ilha das Caieiras: interpersonal relationship and cooperation regarding setup and maintenance of a cooperative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

AZEVEDO, Valmir Antonio Zulian de  and  LUCCA, Sérgio Roberto de. Contribuições da psicanálise ao estudo das inter-relações entre saúde mental e trabalho na categoria profissional dos operadores de tráfego. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 289-300. ISSN 1516-3717.

Os autores fazem uma sucinta apresentação dos principais modelos explicativos das inter-relações entre saúde mental e trabalho e propõe um aprofundamento do conhecimento do polo saúde mental a partir da aplicação do conceito de psiquismo. Para dar suporte a isso, fundamentam-se em conceitos teóricos e metodológicos da psicanálise. Um estudo de caso em que o método foi aplicado é exposto. Trata-se do estudo de um grupo de operadores de tráfego de uma grande cidade. O estudo revela conflitos emocionais e seus aspectos intrapsíquicos, entre eles a angústia, os conflitos entre as instâncias do id, ego e super-ego, e os mecanismos psíquicos da dinâmica grupal. Dessa forma, a psicanálise dá suas contribuições para o entendimento dos conflitos e do que se passa no psiquismo dos operadores de tráfego durante seu trabalho, sendo capaz de, com suas teorias e métodos, estender suas aplicações ao estudo das inter-relações entre saúde mental e trabalho em outras categorias profissionais.

Keywords : Saúde mental; Operadores de trafego; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License