SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Contributions of psychoanalysis to study of relationships between mental health and work in the professional category of traffic operators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MIRANDA, Raquel Ferreira  and  GARCIA, Agnaldo. As mulheres da Ilha das Caieiras: relacionamento interpessoal e cooperação na formação e no funcionamento de uma cooperativa. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 301-317. ISSN 1516-3717.

Este trabalho analisa alguns aspectos dos relacionamentos interpessoais entre as participantes de uma cooperativa de produção da Ilha das Caieiras, na cidade de Vitória, Espírito Santo, buscando compreender o desenvolvimento histórico e a situação atual desses relacionamentos. Participaram da pesquisa 12 mulheres cooperadas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com as participantes e de observação das instalações e da rotina de trabalho na cooperativa. Foram analisados por análise de conteúdo e organizados de acordo com o referencial teórico de Robert Hinde. São destacados três pontos em relação ao histórico e à situação contemporânea dos relacionamentos: uma história de sobreposição de diferentes formas de relacionamentos: familiar, comunitário e de trabalho; a transposição de padrões de relacionamento familiares e comunitários para as relações de trabalho; a necessidade de um amplo planejamento de treinamento para o desenvolvimento interpessoal e organizacional.

Keywords : Relacionamento interpessoal; Cooperação; Cooperativismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License