SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Contribuições da psicanálise ao estudo das inter-relações entre saúde mental e trabalho na categoria profissional dos operadores de tráfego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MIRANDA, Raquel Ferreira  e  GARCIA, Agnaldo. As mulheres da Ilha das Caieiras: relacionamento interpessoal e cooperação na formação e no funcionamento de uma cooperativa. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 301-317. ISSN 1516-3717.

Este trabalho analisa alguns aspectos dos relacionamentos interpessoais entre as participantes de uma cooperativa de produção da Ilha das Caieiras, na cidade de Vitória, Espírito Santo, buscando compreender o desenvolvimento histórico e a situação atual desses relacionamentos. Participaram da pesquisa 12 mulheres cooperadas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com as participantes e de observação das instalações e da rotina de trabalho na cooperativa. Foram analisados por análise de conteúdo e organizados de acordo com o referencial teórico de Robert Hinde. São destacados três pontos em relação ao histórico e à situação contemporânea dos relacionamentos: uma história de sobreposição de diferentes formas de relacionamentos: familiar, comunitário e de trabalho; a transposição de padrões de relacionamento familiares e comunitários para as relações de trabalho; a necessidade de um amplo planejamento de treinamento para o desenvolvimento interpessoal e organizacional.

Palavras-chave : Relacionamento interpessoal; Cooperação; Cooperativismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License