SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Formation of young workers associated to produce life: issues for debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

RAMMINGER, Tatiana. Objeto de estudo ou matéria estrangeira?: Contribuições da análise filosófica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 1-12. ISSN 1516-3717.

O artigo traz as contribuições do filósofo Yves Schwartz, a partir de sua análise dos estudos filosóficos sobre o trabalho, para a reflexão quanto à importância do saber dos trabalhadores para a compreensão do trabalho contemporâneo. Inicia com a apresentação sucinta de alguns autores e ideias privilegiadas quando se toma o trabalho e suas metamorfoses como objeto de estudo na atualidade. Em um segundo momento, apresenta um texto de Schwartz, no qual ele identifica uma linhagem, na tradição filosófica ocidental, que, mais que objeto de estudo, considerou o trabalho como “matéria estrangeira”, colocando em destaque o saber dos trabalhadores e a necessária posição de humildade dos especialistas e pesquisadores diante dos mundos do trabalho.

Keywords : Trabalho; Sociologia; Filosofia; Ergologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License