SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Objeto de estudo ou matéria estrangeira?: Contribuições da análise filosófica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalhoControle sobre o trabalho e saúde mental: resgatando conceitos, pesquisas e possíveis relações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

TIRIBA, Lia  e  FISCHER, Maria Clara Bueno. Formação de jovens trabalhadores associados na produção da vida: questões para debate. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 13-29. ISSN 1516-3717.

Em formato de ensaio, o texto revela que, para enfrentar a crise estrutural do emprego e a precarização do trabalho, alguns jovens têm se organizado em torno do movimento por uma economia popular solidária. Com o propósito de refletir sobre a formação de jovens trabalhadores que se associam para garantir a reprodução ampliada da vida, são articulados alguns conceitos como juventude, associativismo, produção associada, cultura do trabalho e autogestão. A partir de informações extraídas do grupo de discussão E-solidária, são feitas referências às organizações econômicas associativas, criadas e dirigidas por jovens, cuja racionalidade econômica, ao contrário do “empreendedorismo”, se diferencia da lógica da economia capitalista. Enfatiza-se que problematizar o trabalho significa problematizar as atuais e as futuras relações entre escola e sociedade; ressignificar o trabalho dos jovens é ressignificar o sentido da escola como instituição social e, ao mesmo tempo, a maneira com que ela é percebida, hoje, pelos próprios jovens, que estão experimentando trabalhar de forma associativa e autogestionária.

Palavras-chave : Juventude; Trabalho e educação; Cultura do trabalho; Economia popular solidária; Associativismo; Work and education.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License