SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Teenage work: the experience of a regular occupationEmployment of people with disability: an analysis of social inclusion in the job market in the city of Bauru, SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BENDASSOLLI, Pedro Fernando  and  SOBOLL, Lis Andrea Pereira. Clínicas do trabalho: filiações, premissas e desafios. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 59-72. ISSN 1516-3717.

O trabalho é um objeto de estudo compartilhado por diversas abordagens da psicologia, cada qual orientada por pressupostos epistemológicos, teóricos, metodológicos e deontológicos específicos. Em uma avaliação geral, três grandes ênfases são observadas no domínio da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT): cognitiva, social e, mais recentemente, clínica. Este artigo, de desenho teórico, busca delinear as características das clínicas do trabalho. Analisamos suas principais filiações e origens teóricas, as premissas assumidas e compartilhadas pelas abordagens que as representam, e seus grandes temas de pesquisa e de intervenção. Concluímos com uma proposta de situar as clínicas do trabalho tendo, como referência, uma análise paradigmática mais ampla, a qual considera a coexistência de paradigmas neopositivistas e compreensivos (não positivistas) da POT. Propomos que seu posicionamento próximo aos paradigmas compreensivos pode gerar determinadas tensões e desafios com importantes consequências para a atuação dos psicólogos (clínicos) do trabalho.

Keywords : Clínicas do trabalho; Função psicológica do trabalho; Sofrimento no trabalho; Abordagens qualitativas do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License