SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Trabalho adolescente: a experiência de uma ocupação regularA empregabilidade das pessoas com deficiência: uma análise da inclusão social no mercado de trabalho do município de Bauru, SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BENDASSOLLI, Pedro Fernando  e  SOBOLL, Lis Andrea Pereira. Clínicas do trabalho: filiações, premissas e desafios. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 59-72. ISSN 1516-3717.

O trabalho é um objeto de estudo compartilhado por diversas abordagens da psicologia, cada qual orientada por pressupostos epistemológicos, teóricos, metodológicos e deontológicos específicos. Em uma avaliação geral, três grandes ênfases são observadas no domínio da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT): cognitiva, social e, mais recentemente, clínica. Este artigo, de desenho teórico, busca delinear as características das clínicas do trabalho. Analisamos suas principais filiações e origens teóricas, as premissas assumidas e compartilhadas pelas abordagens que as representam, e seus grandes temas de pesquisa e de intervenção. Concluímos com uma proposta de situar as clínicas do trabalho tendo, como referência, uma análise paradigmática mais ampla, a qual considera a coexistência de paradigmas neopositivistas e compreensivos (não positivistas) da POT. Propomos que seu posicionamento próximo aos paradigmas compreensivos pode gerar determinadas tensões e desafios com importantes consequências para a atuação dos psicólogos (clínicos) do trabalho.

Palavras-chave : Clínicas do trabalho; Função psicológica do trabalho; Sofrimento no trabalho; Abordagens qualitativas do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License