SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A empregabilidade das pessoas com deficiência: uma análise da inclusão social no mercado de trabalho do município de Bauru, SP“A gente fica muito tempo aqui dentro!”: Reflexões sobre o trabalho de gerentes, recepcionistas e camareiras de hotéis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

XAVIER, Marlon. Trabalho e sonhos: desejos e pesadelos de professores e trabalhadores da saúde na era do capitalismo organizacional. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 93-110. ISSN 1516-3717.

Este artigo é um relato sobre resultados preliminares de uma pesquisa, parte de pesquisa internacional sobre o capitalismo organizacional (KO) como fator de risco psicossocial, que buscou identificar e compreender teoricamente aspectos das mudanças laborais características do KO que aparecem em sonhos e fantasias de trabalhadores (professores universitários, médicos e enfermeiras), e que fatores de impacto psicossocial (em termos de fatores de risco e efeitos colaterais para qualidade de vida e bem-estar) podem ser aí vislumbrados. Os dados foram coletados através de uma pergunta em um questionário e em entrevistas semiestruturadas, respondidas por 301 participantes na Espanha, e analisados através da técnica de análise de conteúdo e de uma adaptação da hermenêutica junguiana. Propomos uma breve discussão do papel do trabalho e do inconsciente no novo capitalismo. Os resultados mostram que os sonhos, como manifestações do inconsciente, trazem de forma clara os riscos, problemas e impactos na subjetivação laboral do KO, aparecendo como antípodas dos desejos laborais conscientes. Concluímos que o inconsciente pode ser considerado um campo de resistência à colonização de mentes e corpos efetuada pelo capital.

Palavras-chave : Psicologia; Trabalho; Capitalismo organizacional; Inconsciente; Sonho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License