SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1“A gente fica muito tempo aqui dentro!”: Reflexões sobre o trabalho de gerentes, recepcionistas e camareiras de hotéisTranstornos mentais e trabalho: o caso de um agente de visitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ALBORNOZ, Suzana Guerra. As esferas do reconhecimento: uma introdução a Axel Honneth. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 127-143. ISSN 1516-3717.

Este ensaio considera os padrões de reconhecimento intersubjetivo - o amor, o direito e a solidariedade -, no livro de Axel Honneth, Luta por reconhecimento - a gramática moral dos conflitos sociais. De modo resumido, apresenta a distinção das três esferas do reconhecimento - a dos afetos e da autoconfiança; a das leis e direitos, do auto-respeito; a da solidariedade social e da autoestima. Recorda-se a teoria do reconhecimento de G.W.F. Hegel, primeira referência da reflexão de Honneth, bem como, também, a de G. Mead e a de D. Winnicott, a que o autor dá especial atenção. Desejam-se sugerir, na tradição crítica e dialética, novas linhas para a pesquisa dos estudiosos das relações nos âmbitos do trabalho, do lazer, da educação.

Palavras-chave : Axel Honneth; Reconhecimento; Dinâmicas sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License