SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Conflito interpessoal entre brasileiros e entre brasileiros e estrangeiros em empresas multinacionais de Manaus, AMConcurseiros e a busca por um emprego estável: reflexões sobre os motivos de ingresso no serviço público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GONCALVES, Júlia  e  BUAES, Caroline Stumpf. Sentidos do trabalho e do afastamento por problemas de saúde mental para motoristas de transporte coletivo urbano: um estudo de caso. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 195-210. ISSN 1516-3717.

Os desequilíbrios entre condições de trabalho, a organização do trabalho e a expectativa do trabalhador provocam o adoecimento e a impossibilidade de continuar exercendo sua função. Este artigo buscou entender os sentidos do trabalho e do afastamento por problemas de saúde mental produzidos por motoristas de transporte coletivo urbano. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam para o caráter polifônico das narrativas dos trabalhadores. O trabalho de motorista é associado à realização de um sonho, ao sustento e ao status conferido por ser motorista dessa empresa. A forte vinculação com o trabalho e com a empresa, assim como o sentimento gerado pelo olhar discriminatório do outro, potencializam o sofrimento vivido durante o afastamento. Nesse sentido, sinaliza-se a importância da criação de espaços na organização que promovam escuta, acolhimento, a qualidade de vida no trabalho e a circulação de discursos de saúde e bem estar.

Palavras-chave : Sentido; Trabalho; Afastamento; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License