SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Sentidos do trabalho e do afastamento por problemas de saúde mental para motoristas de transporte coletivo urbano: um estudo de casoReflexões sobre as políticas de gestão de recursos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ALBRECHT, Pricila Anny Tomachski  e  KRAWULSKI, Edite. Concurseiros e a busca por um emprego estável: reflexões sobre os motivos de ingresso no serviço público. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 211-226. ISSN 1516-3717.

Este artigo aborda os motivos que levaram sujeitos graduados a prestar concursos objetivando o ingresso no serviço público. Desenvolveu-se pesquisa com 93 alunos de dois cursos preparatórios para concursos da cidade de Florianópolis, SC, os quais responderam questionário com questões fechadas e abertas. Os dados foram analisados quantitativamente, mediante compilação das respostas fornecidas, e qualitativamente, através da técnica da análise de conteúdo. Essa análise permitiu identificar um perfil dos pesquisados e os motivos da busca pela carreira no serviço público: a maioria dos participantes são jovens adultos em início de carreira profissional, cujos motivos para prestar concursos visando ao ingresso no serviço público relacionam-se predominantemente à estabilidade no cargo, à remuneração e à possibilidade de fazer carreira. Esses motivos apontados pelos pesquisados expressam a situação econômica, social e educacional vigente, na qual pessoas com ensino superior vislumbram no serviço público garantia de estabilidade, remuneração e possibilidade de carreira. Entretanto, o compromisso ético com a coletividade, característica intrínseca ao trabalho neste segmento, não foi ponderado pelos participantes. Considera-se que os resultados encontrados são relevantes para subsidiar discussões sobre a inserção e permanência no mercado de trabalho através dos concursos públicos, evidenciar a importância da elaboração de programas de orientação profissional para cursinhos preparatórios e, ainda, como indicativos da necessidade de adoção de planos de capacitação por parte das administrações públicas, voltados à natureza e às finalidades do trabalho nesse setor.

Palavras-chave : Trabalho; Concursos; Estabilidade; Serviço público; Inserção profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License