SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A condição de servente na construção civilO corpo nas atividades em trânsito: condutores profissionais e mobilização do corpo-si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GUIMARAES, Cesar Martins. Scripts para o palco das entrevistas de emprego. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 263-278. ISSN 1516-3717.

O objetivo deste estudo é explorar a institucionalização do trabalho no século XXI e seu impacto sobre o objeto da Psicologia Organizacional a partir da análise do conteúdo de publicações brasileiras na internet que se propõem a dar conselhos àqueles que se submeterão a uma entrevista de emprego. Foram estabelecidas quatro categorias distintas de conselhos, segundo o conteúdo que expressam: afetiva, emocional, estética e ética. Foram identificados três afetos como os mais recorrentemente citados: a lealdade, o interesse e o respeito. No que tange às emoções, os conselhos estabelecem emoções negativas que devem ser ocultadas (insegurança e ódio) e emoções positivas a serem manifestadas (principalmente o entusiasmo). Os scripts estéticos abordam a vestimenta, a fala e os estigmas corporais. São elitistas e postulam, de forma reificante, os trabalhadores como mercadorias contidas em embalagens. Os scripts éticos, por seu turno, são confusos e prescrevem a ética do cinismo racional. De forma geral, a análise dos scripts para as entrevistas de emprego evidencia que o tipo de relação prescrito para os trabalhadores com o mercado de trabalho é o adaptativo aos afetos, às emoções, à estética e à ética demandada: pressões ingênuas da ideologia da adaptação constituem o material de que são feitos esses scripts, tentativas de pré-formar subjetividades não reflexivas, poder exercido pela sociedade instituída.

Palavras-chave : Entrevistas de emprego; Afetos no trabalho; Emoções no trabalho; Estética no trabalho; Ética no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License