SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The discourses about quality of life for workers as disciplinary mechanisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BRUSIQUESE, Romildo Garcia  and  FERREIRA, Mário César. Inovações tecnológicas e organizacionais em escritórios e os impactos na qualidade de vida no trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 1-16. ISSN 1516-3717.

Este estudo buscou identificar as novas exigências do trabalho em escritórios, no atual cenário produtivo, motivadas pelas inovações tecnológicas e organizacionais e sua repercussão na qualidade de vida no trabalho. O referencial teórico fundamentou-se nos pressupostos da Ergonomia da Atividade, e o método baseou-se na Análise Ergonômica do Trabalho (AET). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas individuais, com a participação de trinta profissionais de uma instituição financeira brasileira de grande porte, e os dados foram analisados com o uso do programa Alceste. Os resultados apontaram que os entrevistados reconhecem a importância das inovações tecnológicas na realização de suas atividades, mas associam a elas o advento de novas exigências, decorrentes principalmente da intensificação e da maior complexidade e controle do trabalho, que resultam no aumento do custo humano do trabalho.

Keywords : Inovações tecnológicas; Novas exigências; Qualidade de vida no trabalho; Ergonomia da atividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )