SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Technological and organizational innovations in offices and the impacts on the quality of work lifeThe relationship between work positivity and the individual's submission to reality: elements to Psychology reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BARROS, Sérgio Paes de. Os discursos sobre qualidade de vida para os trabalhadores enquanto mecanismos disciplinares. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 17-32. ISSN 1516-3717.

O discurso sobre a promoção de qualidade de vida aos trabalhadores apresenta-se disseminado tanto em empresas como em artigos acadêmicos de Psicologia, Administração e Engenharia de Produção. Entretanto, é notável a divergência dos autores quanto à definição e a origem do termo qualidade de vida aos trabalhadores, o que nos motivou a perscrutar diversas obras da área buscando compreender como esse discurso veio a ter um lugar dentre os discursos autorizados (ou considerados verdadeiros). A análise das produções acadêmicas acerca da qualidade de vida no trabalho indicou a existência de três matrizes sobre o tema: Matriz Humanista, Matriz Sociotécnica e Matriz da Qualidade Total. Também analisamos autores que, se não constituem uma matriz referencial, apresentam uma visão crítica das propostas clássicas acerca do tema e as contextualizam em relação a outras áreas do conhecimento. Conclui-se que, ao deixar de abordar o Trabalho e atrelar-se à ideia de Estilo de Vida, os discursos que versam sobre a qualidade de vida aos trabalhadores acabaram por configurar mecanismos disciplinares de internalização de valores e de promoção de hábitos, comportamentos e atitudes considerados "saudáveis" pelos empregadores.

Keywords : Psicologia Social; Psicologia do Trabalho; Saúde; Discurso; Disciplina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )