SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The relationship between work positivity and the individual's submission to reality: elements to Psychology reflectionThe "cooked crab" uniform and the "branquinha": life narratives of a military alcoholic patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

ZAULI, Amanda; TORRES, Claudio Vaz  and  GALINKIN, Ana Lucia. Camara dos Deputados: democracia e igualdade de oportunidades entre mulheres e homens?. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 49-64. ISSN 1516-3717.

Esta pesquisa analisou as oportunidades das mulheres em termos de igualdade na ocupação de cargos de alta chefia na Câmara dos Deputados. A pesquisa de campo foi realizada entre novembro de 2005 e janeiro de 2006 e a amostra abrangeu 1.320 participantes. A Escala de Percepção de Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens foi aplicada para analisar a atitude dos servidores quanto a possibilidades e limites de ascensão da mulher na estrutura de cargos da organização. A escala constava de 34 itens, com respostas tipo Likert, e 6 itens sobre dados demográficos. A coleta de dados foi feita pela rede interna de computadores da Câmara dos Deputados, através de e-mail enviado aos 3.597 servidores do quadro efetivo. Os dados foram submetidos à análise dos componentes principais (ACP), rotação promax, com resultados meritórios (KMO = 86,0; Bartlett: 14894,879), para 4 fatores. Observaram-se diferenças entre mulheres e homens quanto aos escores obtidos. As oportunidades de ocupar cargo de alta chefia são menores para elas do que para eles. Há mais gerentes do sexo masculino, e os servidores, especialmente as mulheres que não ocupam posto de chefia, percebem que não há igualdade de oportunidades entre funcionários de ambos os sexos.

Keywords : Diversidade; Mulheres; Igualdade; Ascensão na carreira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )