SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Camara dos Deputados: democracia e igualdade de oportunidades entre mulheres e homens?Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

HALPERN, Elizabeth Espindola  e  LEITE, Ligia Maria Costa. A farda "siri cozido" e a "branquinha": narrativas de vida de um paciente militar alcoolista. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 65-80. ISSN 1516-3717.

As narrativas de vida de um militar alcoolista, paciente de um ambulatório especializado em dependência química da Marinha do Brasil, possibilitaram a compreensão de aspectos que contribuíram para a construção de sua adição. As entrevistas revelaram a participação de processos socioculturais que influenciaram sua forma de beber, sobretudo no ambiente laboral, representados por duas categorias centrais: a farda "siri cozido" (cor alaranjada) e a "branquinha" (cachaça), relacionadas à profissão militar naval e ao consumo de etílicos. A análise dos dados revelou como ele significou seu processo de adoecimento e cura, assim como as representações sobre si, em torno da trajetória de envolvimento com o álcool e com o trabalho. Produziram-se generalizações analíticas significativas, sugerindo que as experiências de um único militar podem ajudar a entender a situação de outros militares, questionando-se o papel dessa instituição na construção do alcoolismo.

Palavras-chave : Condições de trabalho; Alcoolismo; Militares; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )