SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Work and health of the Federal Justice officials at Porto AlegreThe backstage of fireworks production in Santo Antonio do Monte: notes on the degradation of the pyrotechnists work conditions and health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MARTINS, Selma Aparecida Caselli  and  KRAWULSKI, Edite. Trabalho em integração com a vida: trajetórias de trabalhadores da atenção básica à saúde e a construção de sua identidade profissional. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 115-134. ISSN 1516-3717.

Este artigo resulta de um recorte de investigação científica de caráter qualitativo focalizando o cotidiano de trabalho de profissionais da atenção básica à saúde na cidade de Florianópolis. Partiu-se do pressuposto de que as trajetórias profissionais vivenciadas por esses trabalhadores, antes e durante sua permanência no quadro funcional da prefeitura municipal, consistem em elementos integrantes e essenciais da construção de sua identidade como profissionais da saúde. Foram entrevistados dez profissionais de diferentes categorias funcionais que atuam em diferentes centros de saúde. Os resultados, analisados com base na análise do discurso, acerca de suas trajetórias profissionais e dos sentidos atribuídos ao trabalho, mostraram uma estreita ligação entre o trabalho e a vida desses profissionais. Essa ligação estreita decorre da profunda identificação com as atividades de trabalho, bem como das iniciativas de qualificação profissional integradas às suas experiências de vida. Decorre, ainda, dos diferentes sentidos atribuídos ao trabalho, abrangendo desde uma valorização da dimensão individual/particular determinante de suas trajetórias profissionais até valores da dimensão humano/genérica, como as concepções sobre o serviço público onde atuam, reconhecendo-se como participantes de um coletivo de trabalho no qual as duas dimensões encontram-se entrelaçadas.

Keywords : Trabalho; Atenção básica à saúde; Trajetórias profissionais; Identidade profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )