SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The construction of health, between serving and servitude: relations between servers in a public psychiatric hospitalThe port modernization process and the production of subjectivity: the port of Santos case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

GALEAO-SILVA, Luis Guilherme; GONZALEZ, Lauro  and  ALVES, Mario Aquino. Comunidade e reconhecimento nas relações econômicas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 189-203. ISSN 1516-3717.

A redução da pobreza exige esforços sociais em vários campos, e entre eles estão aqueles que se referem a políticas públicas, geração de renda e mobilização de (recursos) sociais. A construção de diagnósticos e intervenções para a redução da pobreza exige, também, a colaboração de diferentes saberes sobre a sociedade, em especial gestão pública, psicologia social e finanças. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar a contribuição da comunidade em seus aspetos sociais, organizativos e econômicos, para viabilização e impacto de programas de microcrédito produtivo, com atenção específica aos impactos relativos a redução da pobreza e inclusão social. Foram realizados grupos de discussão, entrevistas fechadas e entrevistas semidirigidas a mulheres moradoras de uma favela na cidade de São Paulo. Os resultados indicam que, para utilizar o microcrédito produtivo, é possível considerar o capital social como garantia, mas a capacidade de sua utilização pelas pessoas envolve complexas mediações entre o capital, a fragilidade relacional e a luta por reconhecimento.

Keywords : Psicologia social comunitária; Interdisciplinar; Capital social; Reconhecimento; Economia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )