SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Comunidade e reconhecimento nas relações econômicasDe Kairós a Kronos: metamorfoses do trabalho na linha do tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

QUEIROZ, Maria de Fátima Ferreira; MOREIRA, Maria Inês Badaró  e  DALBELLO-ARAUJO, Maristela. O processo de modernização portuária e a produção de subjetividade: o caso do porto de Santos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 205-218. ISSN 1516-3717.

Este artigo trata de parte dos resultados de pesquisa realizada por equipe interdisciplinar sobre o processo de modernização do porto da cidade de Santos-SP e suas implicações na saúde e no adoecimento dos trabalhadores. Destaca a produção de subjetividade no contexto do trabalho portuário, uma vez que as transformações ocorridas estão marcadas na vivência de cada trabalhador e na vida de todo o coletivo de trabalhadores. Foram entrevistados 30 trabalhadores com idade entre 34 e 67 anos. As entrevistas semiestruturadas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados apontam para um universo peculiar do trabalho em que a modernidade e a tecnologia ainda são dependentes da intervenção física do trabalhador. Assim, corpo e saúde dos trabalhadores garantem a manutenção da produtividade portuária, mas sem que eles se sintam valorizados pelo trabalho. O contexto em transformação, desde a década de 1990, tem permitido aos trabalhadores, por meio de sua ação, produzir serviços e também produzir um novo modo de significar o trabalho e as relações ali constituídas. Ou seja, há um processo em que, ao mesmo tempo em que se produz o trabalho, os trabalhadores são produzidos por ele.

Palavras-chave : Trabalho portuário; Subjetividade; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )