SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2From Kairos to Kronos: metamorphosis of work in historyRecycling workers and possible articulations between precarious work and gender relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MORO, Cibele Vargas Machado  and  AMADOR, Fernanda Spanier. Ofício de carteiro e atividade: por uma gestão pelas variações. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 229-242. ISSN 1516-3717.

Neste artigo, propomo-nos analisar o trabalho do carteiro a partir do referencial da Clínica da Atividade e da Ergologia, buscando discutir a questão das instâncias gestionárias nesse contexto. Para tanto, partimos de entrevistas e acompanhamentos a carteiros realizados no trabalho de uma das autoras na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A análise aponta que, apesar das fortes prescrições que compõem o trabalho do carteiro, há um constante esforço de renormatização empreendido por esse profissional de forma a gerir a distância entre as dimensões prescrita e real do trabalho, bem como lidar com as variações e os imprevistos no seu dia a dia. A gestão micropolítica empreendida no curso da atividade é intensamente reportada a outros - colegas, clientes, gestores - e conduzida pela noção de eficácia, de forma a viabilizar o atingimento de metas e objetivos. Percebe-se também que diversos aspectos do ofício do carteiro compõem-se por meio de uma metodologia construída coletivamente, operada pelo tensionamento entre as contribuições estilísticas dos sujeitos e o gênero na atividade.

Keywords : Trabalho; Carteiros; Atividade; Subjetividade; Saúde mental; Gestão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )