SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2De Kairós a Kronos: metamorfoses do trabalho na linha do tempoCatadoras(es) de materiais recicláveis e as possíveis articulações entre trabalho precário e relações de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MORO, Cibele Vargas Machado  e  AMADOR, Fernanda Spanier. Ofício de carteiro e atividade: por uma gestão pelas variações. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 229-242. ISSN 1516-3717.

Neste artigo, propomo-nos analisar o trabalho do carteiro a partir do referencial da Clínica da Atividade e da Ergologia, buscando discutir a questão das instâncias gestionárias nesse contexto. Para tanto, partimos de entrevistas e acompanhamentos a carteiros realizados no trabalho de uma das autoras na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A análise aponta que, apesar das fortes prescrições que compõem o trabalho do carteiro, há um constante esforço de renormatização empreendido por esse profissional de forma a gerir a distância entre as dimensões prescrita e real do trabalho, bem como lidar com as variações e os imprevistos no seu dia a dia. A gestão micropolítica empreendida no curso da atividade é intensamente reportada a outros - colegas, clientes, gestores - e conduzida pela noção de eficácia, de forma a viabilizar o atingimento de metas e objetivos. Percebe-se também que diversos aspectos do ofício do carteiro compõem-se por meio de uma metodologia construída coletivamente, operada pelo tensionamento entre as contribuições estilísticas dos sujeitos e o gênero na atividade.

Palavras-chave : Trabalho; Carteiros; Atividade; Subjetividade; Saúde mental; Gestão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )