SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Recycling workers and possible articulations between precarious work and gender relationshipsGender and work: discursive elaborations on professional roles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

PACHECO, Ariele Binoti; BARROS, Maria Elizabeth Barros de  and  SILVA, Claudia Osório da. Trabalhar o mármore e o granito: entre cores e ritmos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 255-270. ISSN 1516-3717.

Este estudo busca dar visibilidade às criações que os trabalhadores do mármore e do granito de uma indústria no Espírito Santo engendram em seus fazeres diários, utilizando, com esse objetivo, as ferramentas teórico-metodológicas da Clínica da Atividade. Visa, ainda, a propiciar que outras relações mais potentes possam ser (re)criadas por meio da ampliação de suas possibilidades de ação. Com vistas a esse objetivo, propõe a experimentação de um dispositivo denominado Oficina de Fotos, em que os trabalhadores produzem fotos de situações do ambiente e do processo de trabalho, as quais são confrontadas e analisadas pelos outros trabalhadores.

Keywords : Análise do trabalho; Clínica da atividade; Poder de agir.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )