SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Trabalhar o mármore e o granito: entre cores e ritmosIdentidad profesional: proceso de configuración en el caso de dirigentes de organizaciones no gubernamentales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BELO, Raquel Pereira  e  CAMINO, Leoncio. Trabalho e gênero: elaborações discursivas sobre os papéis profissionais. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 271-286. ISSN 1516-3717.

Nos últimos anos, a sociedade tem cada vez mais funcionado em função das diferentes padronizações elaboradas a respeito da caracterização dos papéis sociais, expressada por meio de diferentes conjuntos de ideias. No presente estudo, o conjunto de ideias focado foi o campo das profissões. Analisando a instauração das profissões em formatos masculinos e femininos, esperou-se conhecer as justificativas elaboradas socialmente a respeito das diferenças existentes entre os tipos de atividades concebidas como mais apropriadas para os homens e para as mulheres . Para isso, estabeleceu-se como finalidade conhecer as representações e ideologias elaboradas por parte dos profissionais que exercem atividades tidas socialmente como apropriadas ou não a seu gênero, uma vez que os discursos são formas de expressão das ideologias compartilhadas em determinado contexto. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram pesquisados profissionais de ambos os sexos de pedagogia e engenharia. Utilizando o ALCESTE e associando este primeiro resultado a uma análise semântica, observou-se que os repertórios produzidos pelos profissionais são perpassados pela ideia da liderança como elemento mais saliente ao se organizar as atividades em função do gênero. De forma geral, percebeu-se que os resultados são reveladores das representações a respeito dos papéis sociais de cada gênero no campo de trabalho.

Palavras-chave : Gênero; Trabalho; Preconceito; Discursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )