SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Prática de gestão e controle da subjetividade dos trabalhadores: a ideologia de encantamento em uma empresa de varejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BATISTA, Matilde  e  RABELO, Laís. Imagine que eu sou seu sósia: Aspectos técnicos de um método em clínica da atividade. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 1-8. ISSN 1516-3717.

Este artigo pretende contribuir para uma elucidação sobre alguns aspectos técnicos do método de instrução ao sósia dentro da metodologia da clínica da atividade, que busca ampliar o poder de agir dos trabalhadores. Apesar da vasta literatura sobre o tema, consideramos que há uma lacuna no que diz respeito a uma orientação mais específica sobre "como" realizar uma instrução ao sósia dentro dessa abordagem. Apresentaremos alguns elementos da aplicação da técnica que podem apoiar os profissionais que utilizam a clínica da atividade como um caminho promissor para transformar as situações degradadas de trabalho e preservar a saúde dos trabalhadores. Assim, visamos contribuir para a ampliação e a discussão dos contextos de intervenção.

Palavras-chave : Instrução ao sósia; Clínica da atividade; Trabalho; Método; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )