SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Solidarity economy in the social inclusion of users of alcohol and other drugs: reflections from the analysis of experiments in Minas Gerais and São PauloThe role of psychologists in the solidarity economy movement in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Atenção básica e saúde mental: experiência e práticas do Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 57-70. ISSN 1516-3717.

O presente artigo apresenta e analisa achados de estudo etnográfico realizado junto ao Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa, focalizando as relações entre o campo da saúde mental e a atenção básica em saúde. Está dividido em três partes principais, contemplando a história dessas relações na referida instituição, aspectos atuais das políticas públicas de saúde que incidem sobre essa esfera e a prática de supervisão de saúde mental para agentes comunitários de saúde como espaço privilegiado de formação e diálogo para a composição de práticas de cuidado. O estudo mostrou que a experiência e as práticas do CSEB, relacionando saúde mental e atenção primária e básica em saúde, conservam a memória histórica desta relação na cidade de São Paulo, experimentando, ao mesmo tempo, as novas propostas para área, desde uma perspectiva crítica e problematizadora.

Keywords : Saúde mental; Atenção básica em saúde; Políticas públicas de saúde; Supervisão; Etnografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )