SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Atenção básica e saúde mental: experiência e práticas do Centro de Saúde Escola Samuel B. PessoaEntre o atender e o ser atendido: políticas em saúde para o trabalhador do serviço público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BARATIERI, Iara Lais Raittz  e  BEATRIZ, Marilene Zazula. Campo de atuação do(a) psicólogo(a) no movimento da Economia Solidária no Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 71-86. ISSN 1516-3717.

Esta pesquisa teve como objetivo levantar a atuação do profissional de psicologia no espaço do movimento da Economia Solidária no Brasil. Trata-se de um estudo exploratório com base em um levantamento de dados de fonte primária, que foram submetidos a análise estatística descritiva. A amostra foi composta por 123 sujeitos, sendo 26 homens e 97 mulheres. Levantou-se que grande parte dos(as) psicólogos(as) atua em entidades de apoio junto a coletivos informais, incubadoras tecnológicas, cooperativas populares e associações de trabalho. Os temas mais trabalhados no âmbito comportamental são: relações interpessoais, autogestão, tomada de decisões, conflitos, disseminação dos valores da cooperação e participação; e no âmbito técnico são: gestão básica, inserção do produto no mercado, desenvolvimento local e consciência crítica sobre o trabalho assalariado.

Palavras-chave : Trabalho; Economia solidária; Psicologia do trabalho; Psicologia comunitária; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )