SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The role of psychologists in the solidarity economy movement in BrazilApproximations between the concept of use of self and the theory of value of João Bernardo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SOUZA, Zelma Borges de  and  REIS, Lélia Marília dos. Entre o atender e o ser atendido: políticas em saúde para o trabalhador do serviço público. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 87-106. ISSN 1516-3717.

As relações do mundo do trabalho repercutem nos processos saúde/doença do servidor público. Nosso propósito foi compreender como são percebidas as políticas em saúde do trabalhador do serviço público. Apresentamos relatos de representantes de sete instituições públicas de um município do sudoeste da Bahia. Os relatos foram mediados a partir da seguinte questão norteadora: "Fale-me de sua experiência na área da saúde do trabalhador e como você percebe essa política no município e no órgão no qual você está inserido". Os dados foram analisados a partir do método fenomenológico, tendo emergido sete categorias: 1) estruturação dos serviços: institucionalizar os serviços na rede de saúde municipal; 2) ações e diretrizes: divulgação sobre o tema; 3) equipes e serviços: registro de adoecimentos relacionados ao trabalho; 4) atenção à saúde do servidor público por meio de políticas públicas: carência de ações; 5) principais demandas em saúde do trabalhador: LER-DORT, transtornos mentais; 6) limites e dificuldades: burocracia, mudanças de gestores; 7) Ausência de protocolo e planejamento: ações pontuais. Conclusão: necessidade de ampliação de ações visando à saúde do servidor público e dar visibilidade a essa necessidade, por meio de dados mensuráveis e de divulgação. Indicação de ampliação de espaço para discussão dentro das instituições públicas.

Keywords : Políticas públicas; Saúde do trabalhador; Servidor público.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )