SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Between the meeting and being met: health policy for public service workersExperiences of workers with different employment relationships in a public laboratory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

VIEGAS, Moacir Fernando. Aproximações entre o conceito de uso de si e a teoria da mais-valia de João Bernardo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 107-117. ISSN 1516-3717.

As investigações baseadas no conhecimento ergológico demonstram que a atividade desenvolvida pelos trabalhadores não se reduz a uma perspectiva heterônoma, constituindo, diferentemente, iniciativas que configuram práticas e representações sociais originais. Conceitos como debate de normas e uso de si expressam como as relações sociais vividas no trabalho são perpassadas por embates de práticas e ideias numa permanente negociação do ser social. Porém, em que pese essa discussão revele que a experiência do trabalho vai além do econômico, ela não dispensa a consideração do mesmo, na medida em que é nesse contexto que ocorrem a disputa pelo uso de si e os debates de normas. Nosso propósito neste artigo é discutir as aproximações entre, de um lado, a categoria da mais-valia na teoria de João Bernardo, entendida como relação social contraditória em que os trabalhadores lutam por apropriar-se do produto do seu trabalho e os capitalistas buscam apropriar-se da produção dos primeiros, e, de outro, os conceitos de debate de normas e valores e de uso de si. De certa forma, nos propomos um questionamento da teoria ergológica no sentido de trazer contribuições à mesma, com vistas a uma abordagem interdisciplinar e omnilateral das práticas sociais educativas experienciadas nas relações de produção.

Keywords : Uso de si; Debate de normas; Mais-valia; Ergologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )