SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Entre o atender e o ser atendido: políticas em saúde para o trabalhador do serviço públicoVivências de trabalhadores com diferentes vínculos empregatícios em um laboratório público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

VIEGAS, Moacir Fernando. Aproximações entre o conceito de uso de si e a teoria da mais-valia de João Bernardo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 107-117. ISSN 1516-3717.

As investigações baseadas no conhecimento ergológico demonstram que a atividade desenvolvida pelos trabalhadores não se reduz a uma perspectiva heterônoma, constituindo, diferentemente, iniciativas que configuram práticas e representações sociais originais. Conceitos como debate de normas e uso de si expressam como as relações sociais vividas no trabalho são perpassadas por embates de práticas e ideias numa permanente negociação do ser social. Porém, em que pese essa discussão revele que a experiência do trabalho vai além do econômico, ela não dispensa a consideração do mesmo, na medida em que é nesse contexto que ocorrem a disputa pelo uso de si e os debates de normas. Nosso propósito neste artigo é discutir as aproximações entre, de um lado, a categoria da mais-valia na teoria de João Bernardo, entendida como relação social contraditória em que os trabalhadores lutam por apropriar-se do produto do seu trabalho e os capitalistas buscam apropriar-se da produção dos primeiros, e, de outro, os conceitos de debate de normas e valores e de uso de si. De certa forma, nos propomos um questionamento da teoria ergológica no sentido de trazer contribuições à mesma, com vistas a uma abordagem interdisciplinar e omnilateral das práticas sociais educativas experienciadas nas relações de produção.

Palavras-chave : Uso de si; Debate de normas; Mais-valia; Ergologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )