SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Vivências de trabalhadores com diferentes vínculos empregatícios em um laboratório público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ESTEVES, Egeu Gómez. "Todos são iguais", "todos são responsáveis" e "todos estão no mesmo barco": os (des)entendimentos da autogestão cooperativa. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 135-148. ISSN 1516-3717.

Este estudo de caso investigou como cooperados de uma cooperativa industrial negociam interesses e constroem entendimentos no cotidiano da autogestão de sua cooperativa. Com este objeto, conduzimos uma observação etnográfica do dia a dia de trabalho dos cooperados, o que incluiu longas conversas ao lado das máquinas, bem como seis entrevistas semiestruturadas. Obtivemos que os cooperados formularam ao menos três importantes regras tácitas sobre o funcionamento coletivo na cooperativa: "todos são iguais"; "todos são responsáveis"; e "todos estão no mesmo barco". Os cooperados utilizam tais regras para manter a simetria de poder na cooperativa, para cobrar atitudes uns dos outros e para manter a coesão do grupo. Cada regra corresponde a uma característica psicossocial desses cooperados: eles se preocupam com a cooperativa; eles controlam os demais cooperados; e eles se sentem parte da cooperativa. Concluímos que os cooperados alternam, simbolicamente, posições e interesses: ora se posicionam como "sócios favoráveis à cooperativa", ora como "trabalhadores em prol dos cooperados" e ora como "pessoas em busca de uma vida melhor".

Palavras-chave : Trabalho; Interação; Autogestão; Empresas recuperadas; Economia solidária; Psicologia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )