SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Centro de Referência Especializada de Assistência Social: suporte organizacional para atuação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GONDIM, Sônia Maria Guedes et al. Gênero, autoconceito e trabalho na perspectiva de brasileiros e angolanos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 153-165. ISSN 1516-3717.

O estudo apresenta uma análise descritiva e qualitativa das diferenças e similaridades de atributos femininos e masculinos de trabalhadores brasileiros e angolanos, com ou sem função gerencial. A suposição é que os atributos de gênero presentes no autoconceito pessoal estão relacionados à socialização e à experiência de trabalho nos dois países. Participaram 431 trabalhadores - trezentos do Brasil e 131 de Angola -, sendo 164 homens e 267 mulheres. Foi utilizado um Inventário dos Esquemas de gênero do Autoconceito. Os dados foram analisados mediante frequência, teste do qui-quadrado e análise qualitativa, levando em conta país, sexo e função gerencial. Os resultados indicam a prevalência de atributos femininos na amostra geral, não diferenciando países. O atributo responsável destaca-se entre trabalhadores, independentemente de país, sexo e função gerencial. O atributo dedicado está mais fortemente presente naqueles que não assumem funções gerenciais. Os atributos masculinos, apesar de em menor número, estão fortemente associados a homens e se diferenciam por país e função gerencial. Conclui-se que os atributos femininos estão presentes na autoavaliação de trabalhadores, independentemente do sexo e do exercício da função gerencial, corroborando a hipótese das similaridades entre atributos de gênero. Limitações do estudo são apresentadas na seção final.

Palavras-chave : Gênero; Psicologia do trabalho; Pesquisa intercultural; Autoconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )