SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Gênero, autoconceito e trabalho na perspectiva de brasileiros e angolanosTerritório e (in)justiça ambiental: uma agenda científica para a psicologia organizacional e do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

FREIRE, Mayara Limeira  e  ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. Centro de Referência Especializada de Assistência Social: suporte organizacional para atuação do psicólogo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 167-182. ISSN 1516-3717.

Este artigo objetiva analisar, a partir dos profissionais de Psicologia, o suporte organizacional disponibilizado pelos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) regionais do Estado da Paraíba para o desempenho das atividades desses profissionais no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participaram onze profissionais. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma individual. A análise dos dados se deu com apoio do software Alceste, por meio da Análise Hierárquica Descendente. A partir das classes apresentadas pelo Dendograma, os dados obtidos versaram sobre a falta de infraestrutura do CREAS, de suporte à equipe e a necessidade de um prédio próprio para o CREAS, de troca de experiência nas capacitações, bem como de suporte organizacional oferecido pelo CREAS à atuação do profissional de Psicologia. Dentre os resultados, identifica-se que o suporte não existe ou é insuficiente, assim como são insuficientes a capacitação ofertada pelo Estado, a formação acadêmica voltada para políticas públicas e a garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Suporte organizacional; Assistência Social; Profissional de psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )