SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Centro de Referência Especializada de Assistência Social: suporte organizacional para atuação do psicólogoAposentadoria e saúde mental: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

LEAO, Luís Henrique da Costa. Território e (in)justiça ambiental: uma agenda científica para a psicologia organizacional e do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 183-198. ISSN 1516-3717.

Este artigo aborda a relação entre a psicologia organizacional e do trabalho (POT) com as categorias território e justiça ambiental, a fim de discutir elementos para conformar uma agenda de produção de conhecimentos frente às demandas socioambientais do atual modelo produtivo. O objetivo do artigo foi analisar os conceitos de justiça ambiental e território, bem como a produção de conhecimentos em POT, identificando desafios para a investigação e a ação de pesquisadores e profissionais desse campo. Foi realizada uma análise do conceito de território - conforme Milton Santos - e da construção histórica do conceito de justiça ambiental, bem como uma análise dos anais dos Congressos Brasileiros de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os resultados demonstram que a POT não incorporou categorias como território e justiça ambiental e que suas ênfases incidem sobre as esferas intraorganizacionais. Por fim, são discutidas as possibilidades de uma agenda de pesquisa que repense o papel das organizações e dos trabalhadores para fora dos muros institucionais, entendendo-os a partir de uma visão crítica, em um ambiente e em um território ampliado, que superem uma concepção de responsabilidade socioambiental-corporativa.

Palavras-chave : Psicologia organizacional; Psicologia do Trabalho; Território; Justiça Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )