SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Território e (in)justiça ambiental: uma agenda científica para a psicologia organizacional e do trabalhoModernidade e globalização neoliberal: a "nova" condição do trabalho e dos trabalhadores no contexto da mentalidade de curto prazo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

PANOZZO, Eliana Andrade Lima  e  MONTEIRO, Janine Kieling. Aposentadoria e saúde mental: uma revisão de literatura. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 199-209. ISSN 1516-3717.

Com o incremento da expectativa de vida observado no contexto mundial e brasileiro, é esperado um número cada vez maior de aposentadorias e o aumento do tempo que a população permanece na condição de aposentada. Em contrapartida, a sociedade contemporânea valoriza os vínculos com o sistema de produção, designando ao trabalho um lugar central. A relação da desvinculação das atividades profissionais com a saúde mental torna-se um tema de estudo relevante. Esta investigação objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema aposentadoria e saúde mental, no período de 2006 a 2011, a partir de artigos e trabalhos acadêmicos publicados nas principais bases de dados nacionais e internacionais. Encontrou-se um total de 1797 publicações. Após um refinamento com base nos critérios de inclusão e exclusão, 28 publicações foram analisadas, de acordo com o tipo de estudo e o tema abordado. Os achados foram agrupados nas seguintes categorias: 1) Qualidade de vida e satisfação com a aposentadoria; 2) Preparação para aposentadoria; 3) Expectativas e perspectivas frente à aposentadoria; 4) Envelhecimento e 5) Consequências da aposentadoria na saúde. Houve um predomínio de estudos quantitativos e a temática consequências da aposentadoria na saúde foi a mais estudada na literatura internacional, proporcionando maior compreensão sobre essa relação.

Palavras-chave : Trabalho; Aposentadoria; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )