SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aposentadoria e saúde mental: uma revisão de literaturaA percepção de profissionais sobre o atendimento a adolescentes ofensores sexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

DAMIAO, Abraão Pustrelo  e  FELIX, Sueli Andruccioli. Modernidade e globalização neoliberal: a "nova" condição do trabalho e dos trabalhadores no contexto da mentalidade de curto prazo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 211-225. ISSN 1516-3717.

O presente artigo procura refletir sobre a atual condição do trabalho, a partir da análise da dinâmica de vida que a modernidade nos oferece - analisaremos o tipo de projeto que vem influenciando a formação de nossa subjetividade, nossa interação e nossa organização social, bem como o direcionamento de nossas ações. Busca-se, sob um prisma histórico, mostrar as causas e consequências que o processo de modernização teve no desenvolvimento situacional do trabalho e do trabalhador na contemporaneidade. Na condição de instâncias desse desenvolvimento, a globalização e o neoliberalismo são tomados, pois, como objetos privilegiados de investigação.

Palavras-chave : Modernidade; Globalização; Trabalho; Instabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )