SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Modernidade e globalização neoliberal: a "nova" condição do trabalho e dos trabalhadores no contexto da mentalidade de curto prazoImplicações das políticas educacionais nas vivências subjetivas de professoras de escolas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

COSTA, Liana Fortunato  e  PENSO, Maria Aparecida. A percepção de profissionais sobre o atendimento a adolescentes ofensores sexuais. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 227-240. ISSN 1516-3717.

Apresentamos uma pesquisa qualitativa sobre avaliação de formação profissional e aquisição de conhecimento, realizada com profissionais e alunos de Psicologia que atenderam um Grupo Multifamiliar com adolescentes ofensores sexuais e suas famílias. Os sujeitos: 6 profissionais de Psicologia, 2 estudantes de Psicologia, uma profissional do Serviço Social e um profissional do Serviço Social. O instrumento: questionário aberto enviado por correio eletrônico. A discussão dos resultados foi através de análise de conteúdo. Foram construídos três eixos: Aquisição de novos conhecimentos e a formação profissional; Particularidades no treinamento para atender autores de violência sexual e Necessidades específicas de alunos e profissionais. Os sujeitos confirmaram a importância de participação em experiências práticas e também da necessidade de aprofundamento teórico sobre o tema. Perceberam a importância de treinamento em técnicas de atendimento de grupos de adolescentes. Precisamos ampliar e compreender melhor a qualificação de profissionais para atendimento a esta clientela.

Palavras-chave : Adolescente; Violência sexual; Educação; Equipes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )