SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Ciudad/metrópoli, subjetividad y valorización en el marco del capitalismo financiariadoPsicologia e tecnologia: a atuação do psicólogo nas organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CREMONESE, Giana Rübenich; MOTTA, Roberta Fin  e  TRAESEL, Elisete Soares. Implicações do trabalho na saúde mental dos Agentes Comunitários de Saúde. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 279-293. ISSN 1516-3717.

O presente artigo teve intuito de refletir acerca das implicações do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) na Saúde Mental dos mesmos, a partir do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Para isso, foram realizados grupos focais com ACSs de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em uma cidade na região central do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise dos dados foi feita por meio da análise do discurso. Os resultados obtidos foram divididos em duas categorias. Uma delas discorre sobre a saúde mental e o trabalho; a outra diz respeito às estratégias utilizadas pelos trabalhadores para manter a saúde mental no trabalho. Conclui-se que é importante refletir acerca do trabalho e suas consequências para a saúde mental, visto que o mesmo ora produz saúde, ora sofrimento, ao mesmo tempo que constitui a identidade dos trabalhadores.

Palavras-chave : Trabalho; Psicologia; Agentes comunitários de saúde; Psicodinâmica do trabalho; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )