SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Implicações do trabalho na saúde mental dos Agentes Comunitários de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GUIMARAES, Denise Alves  e  SASS, Odair. Psicologia e tecnologia: a atuação do psicólogo nas organizações. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 295-309. ISSN 1516-3717.

A Psicologia aplicada ao trabalho tem sido alvo de diversas críticas. Isso advém do fato de suas práticas estarem voltadas principalmente à manutenção da sociedade atual e do sistema produtivo, o que faz que ela se configure como um instrumento de controle social e dominação dos indivíduos. Com o objetivo de analisar as contradições dessas práticas, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica, realizada com 106 psicólogos, acerca da relação entre Psicologia aplicada ao trabalho e ideologia da racionalidade tecnológica, mediante as respostas dos sujeitos a um Questionário de Dados Pessoais e Profissionais e um Escala de Atitudes. Os resultados permitem ao menos duas constatações importantes. Primeiramente, constatou-se que os profissionais parecem se encontrar em uma espécie de aprisionamento devido à impotência do pensamento e da ação para ir além da atual configuração de sua realidade. Por outro lado, a pesquisa aponta também a possibilidade de resistência aos elementos que promovem a fixidez do atual conjunto de relações sociais.

Palavras-chave : Tecnologia; Psicologia organizacional; Teoria crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )