SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialTrabalho, humana atividadeLinguística aplicada e psicologia do trabalho: a contribuição do conceito de atividade reguladora para a clínica da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MACHADO, Anna Rachel  e  LOUSADA, Eliane Gouvêa. As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.spe, pp. 35-46. ISSN 1516-3717.

Este artigo tem por objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas no grupo ALTER-CNPq (LAEL - PUC-SP), destacando nossas contribuições a partir do Interacionismo Sociodiscursivo, da clínica da atividade e da ergonomia da atividade dos profissionais da educação, visando à construção de uma proposta nossa de análise das situações de trabalho educacional, a partir de alguns aspetos dessas teorias e de teorias coerentes entre si. Para tanto, traçaremos um breve histórico da evolução de nosso grupo de pesquisa e suas relações com as linhas teóricas já mencionadas; apresentaremos os pressupostos teóricos gerais em que nos apoiamos, assim como os autores que nos servem de base; exporemos nossos procedimentos de análise e os resultados que temos obtido; e, finalmente, discutiremos as contribuições de nosso trabalho, bem como as dificuldades que encontramos.

Palavras-chave : Trabalho educacional; Clínica da atividade; Ergonomia da atividade; Interacionismo sociodiscursivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )