SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 special issueThe research of ALTER-LAEL group to the analysis of educational workThe language in the analysis of clinic of activity: modes of accomplishment and psychological functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

LIMA, Anselmo Pereira de. Linguística aplicada e psicologia do trabalho: a contribuição do conceito de atividade reguladora para a clínica da atividade. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.spe, pp. 47-58. ISSN 1516-3717.

Este ensaio está organizado em quatro partes. Na primeira e na segunda, apresento e discuto o modo como Yves Clot, com base em uma conferência de Vygotsky (datada de 1930), se apropria de conceitos provenientes dos estudos da linguagem (espeialmente os de linha bakhtiniana) para, ampliando-os, dar conta de estudos da atividade. Em seguida, apresento e explico, em linhas gerais, o modo como eu mesmo - seguindo esse procedimento - desenvolvi o conceito de atividade reguladora, que se constitui como uma contribuição para a clínica da atividade. Na terceira e na quarta parte, demonstro o modo como o conceito de atividade reguladora se aplica tanto à análise de atividades predominantemente linguísticas, quanto de atividades predominantemente não linguísticas por meio de uma reinterpretação crítica de dados provenientes de trabalhos realizados por dois pesquisadores franceses ligados à clínica da atividade.

Keywords : Linguagem; Atividade; Regulação; Clínica da atividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )