SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 special issueThe language in the analysis of clinic of activity: modes of accomplishment and psychological functionsMental health and work: limits, challenges, obstacles, and perspetives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

FRANCA, Maristela et al. Clínica do trabalho e experiência de formação com trabalhadoras de escolas públicas no Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.spe, pp. 69-89. ISSN 1516-3717.

O estudo discute o modo como o Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas concebe e recorre ao dispositivo denominado Comunidade Ampliada de Pesquisa (CAP), na tentativa de colaborar para a sinergia entre os polos que configuram a perspetiva ergológica (DD3P), que tem por meta o compreender↔transformar em parceria - pesquisadores profissionais e pesquisadores práticos (protagonistas do trabalho em análise, militantes sindicais etc.) - por meio de "encontros sobre o trabalho" que combinam formação, pesquisa e intervenção. O dispositivo CAP visa colocar o trabalho em situação clínica a partir de um método de alternância - curso/exercícios de análise realizados pelos trabalhadores /encontros sobre o trabalho. O enquadre clínico instaura e desenvolve um espaço dialógico particular de confronto de saberes e experiências, fazendo circular na CAP, de forma fecunda, uma comunidade dialógica voltada a analisar o trabalho individual e coletivo. A experiência desenvolvida nas escolas é apresentada em sua potência de clínica do trabalho a partir de algumas sequências de diálogos pelo que elas constituem de dinâmicas interlocutivas particulares e pelo que revelam sobre os esforços dos sujeitos para criar instrumentos de ação sobre si mesmos e os outros.

Keywords : Clínica do trabalho; Perspetiva ergológica; Comunidade ampliada de pesquisa; Dispositivo dialógico; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )