SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialRecuperando o tempo perdido: a psicologia e o trabalho não reguladoOficinas de fotos: experiências brasileiras em clínica da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ROGER, Jean-Luc. Metodologia e métodos de análise em clínica da atividade. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.spe, pp.111-120. ISSN 1516-3717.

Este artigo trata da metodologia na clínica da atividade. Principia com a definição da noção de atividade, distinguindo-a da atividade realizada e do real da atividade. Estruturado pelos conflitos entre três polos, o próprio sujeito, os outros e seu objeto, esse real da atividade não é passível de ser conhecido ou transformado de modo direto, nem pelo sujeito nem por qualquer outro. Acessar a atividade implica, então, proceder de maneira indireta. O artigo mostra por que e como, para atingir esse fim, se deve "provocar" o desenvolvimento. Essa metodologia usa métodos - autoconfrontação e instruções ao sósia - que permitem a instalação de uma atividade nova, retomando e fazendo reviver os conflitos do real da atividade e as soluções que lhes são dadas. Por fim, um estudo de caso permite ilustrar os efeitos dessa metodologia desenvolvimental em suas duas vertentes: a do aumento do poder de agir e da ampliação do manejo de seu ofício pelos sujeitos em questão e a dos conhecimentos científicos dos processos em jogo.

Palavras-chave : Atividade; Real da atividade; Desenvolvimento; Autoconfrontação; Instruções ao sósia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )