SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 special issueWorkshops of photography: Brazilian experiences in clinic of activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

RUELLAND-ROGER, Danielle. Gênero de atividades profissionais, variantes estilísticas e genericidade em clínica atividade. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.spe, pp. 133-144. ISSN 1516-3717.

O objetivo da clínica da atividade é propor um quadro para que o trabalho possa ser ou vir a ser um objeto de pensamento para os próprios profissionais, a fim de permitir-lhes desenvolver seu poder de agir. A intervenção aqui apresentada destaca que, em um contexto de análise de suas atividades cotidianas pelos próprios profissionais, é a transformação, pelo exercício diário da profissão, pelas variantes estilísticas do gênero - aqui, os professores de matemática que ensinam em universidades na França - que produzem um efeito de genericidade, levando à aparição de novas formas do gênero profissional. Em um primeiro momento, o artigo apresentará os conceitos postos a prova por essa pesquisa. Então, deter-se-á em mostrar, em um caso espeífico, como esses conceitos permitem compreender os caminhos que levam os profissionais envolvidos a modificar suas maneiras de conceber e realizar o trabalho e, assim, revitalizar os objetivos de suas atividades profissionais. E como, também, esses profissionais adquiriram uma nova capacidade, pessoal e coletiva, de questionar suas atividades e profissões.

Keywords : Atividade; Gênero de atividades profissionais; Variantes estilísticas de gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )