SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especialO formador de adultos: um agente de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

LHUILIER, Dominique. Introdução à psicossociologia do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.spe, pp.5-20. ISSN 1516-3717.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p5-19.

A psicossociologia do trabalho não pode ser uma psicossociologia aplicada à cena do trabalho entendido somente como um segmento da vida social. Ela implica uma reavaliação do quadro teórico e metodológico da psicossociologia, na óptica dos conceitos de atividade, ação e práxis. Para isso, no entanto, ela não se propõe a romper com os antecedentes da psicossociologia, mas sim a revisitá-los, a fim de desenvolvê-los. Em um primeiro momento, apresentaremos aqui os fundamentos da psicossociologia do trabalho que estamos buscando desenvolver, assim como os recursos teóricos mobilizados para tal. Em um segundo momento, vamos precisar como e por que o trabalho está na base da construção do sujeito e das unidades sociais. Finalmente, vamos tratar de três desafios essenciais relativos a essa conceitualização do trabalho: os processos de humanização e de subjetivação, através da experiência dos limites; o trabalho como instituição e como organização; e, por último, a construção do sentido do trabalho em suas ligações com o trabalho de cultura.

Palavras-chave : Psicossociologia do trabalho; Atividade; Práxis; Criatividade; Sublimação; Trabalho de cultura.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )