SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especialTrabalho vivo, subjetividade e cooperação: aspectos filosóficos e institucionaisIdosos e mulheres imigrantes à margem: o caso das badanti na Itália índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CUNHA, Daisy Moreira. Egologia e psicossociologia do trabalho: desconforto intelectual, interseções conceituais e trabalho em comum. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.spe, pp. 55-64. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p55-64.

O presente artigo apresenta as origens, alguns conceitos e aspectos metodológicos da ergologia e da psicossociologia do trabalho, demonstrando zonas de interseção férteis para uma possível colaboração entre essas duas abordagens teórico-metodológicas. Ambas as perspectivas teóricas adotam a postura epistemológica subjacente, segundo a qual não é possível construir conhecimentos sobre trabalho sem que os protagonistas colaborem em dispositivos e abordagens metodológicas especialmente elaboradas para esse fim e apostem numa perspectiva interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na produção de saberes. No final do artigo, é apresentada uma pesquisa sobre o trabalho de domésticas diaristas no Brasil, que funciona como terreno de convergência e confrontação conceitual e metodológica entre as duas abordagens do trabalho em foco.

Palavras-chave : Ergologia; Psicossociologia do trabalho; Desconforto intelectual.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )