SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especialIdosos e mulheres imigrantes à margem: o caso das badanti na ItáliaA escolha da função pública como campo de emprego para jovens adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

PUJOL, Andrea. Qualidade do trabalho no setor TIC na Argentina: tensões entre trajetórias individuais e coletivas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.spe, pp. 75-84. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p75-84.

No estudo que inspirou este artigo, procurou-se enriquecer os trabalhos clássicos sobre qualidade do emprego, que limitam sua aproximação às variáveis institucionais. Dessa maneira, tentou-se incluir dimensões que permitam considerar a qualidade de trabalho percebida subjetivamente pelos trabalhadores. A organização do trabalho e a mediação do coletivo representam a chave na configuração de um trabalho de qualidade. No setor informático, a organização por objetivos exige que os funcionários cumpram tarefas que envolvem aprendizagem contínua e favorecem a autonomia. Em compensação, as exigências cognitivas são muito elevadas, a duração da jornada de trabalho é desregulamentada, sem limite de tempo, estendendo-se além do local de trabalho. Consequentemente, os postos de trabalho inscrevem-se em condições ergonômicas não controladas. Essa organização do trabalho prejudica os trabalhadores e impede a construção de um coletivo de trabalho capaz de defender seus interesses.

Palabras clave : Qualidade do emprego; Organização do trabalho; Subjetividade; Clínica do trabalho; Setor IT.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )