SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especialOs processos psíquicos no interior dos grupos de trabalho: para além de Bion e Pichon-RivièreO trabalho na creche a partir do invisível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

FABRIS, Fernando. A noção de tarefa, pré-tarefa e trabalho na teoria de E. Pichon-Rivière. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.spe, pp. 111-118. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p111-117.

Segundo a perspectiva de Pichon-Rivière, não é fácil distinguir "tarefa" de "trabalho", já que essas duas noções ocupam um lugar fundamental nesse quadro conceitual. A tarefa é o encaminhamento de um grupo ou de um sujeito em direção a seus objetivos; ela é, ao mesmo tempo, uma práxis e uma trajetória de caráter multidimensional e dialética. O trabalho, assim como a tarefa, é também uma atividade que permite organizar as subjetividades individuais e coletivas, mas as duas noções comportam entre si diferenças importantes. A pré-tarefa é um modo de subjetividade (pensar, sentir e agir) oposto ao da tarefa: ela exprime uma resistência à mudança. Se o trabalho, muitas vezes, é alienante e reprodutor da desigualdade social, ele é também, de forma paradoxal, um espaço de fortalecimento da identidade e de satisfação das necessidades de reconhecimento e de realização pessoal e social, o que o aproxima da tarefa, atividade que é, por definição, saudável.

Palabras clave : Tarefa; Trabalho; Pré-tarefa; Pichon-Rivière; Práxis; Dialética; Subjetividade; Necessidades.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )