SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especialOs processos psíquicos no interior dos grupos de trabalho: para além de Bion e Pichon-RivièreO trabalho na creche a partir do invisível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

FABRIS, Fernando. A noção de tarefa, pré-tarefa e trabalho na teoria de E. Pichon-Rivière. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.spe, pp.111-118. ISSN 1516-3717.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p111-117.

Segundo a perspectiva de Pichon-Rivière, não é fácil distinguir "tarefa" de "trabalho", já que essas duas noções ocupam um lugar fundamental nesse quadro conceitual. A tarefa é o encaminhamento de um grupo ou de um sujeito em direção a seus objetivos; ela é, ao mesmo tempo, uma práxis e uma trajetória de caráter multidimensional e dialética. O trabalho, assim como a tarefa, é também uma atividade que permite organizar as subjetividades individuais e coletivas, mas as duas noções comportam entre si diferenças importantes. A pré-tarefa é um modo de subjetividade (pensar, sentir e agir) oposto ao da tarefa: ela exprime uma resistência à mudança. Se o trabalho, muitas vezes, é alienante e reprodutor da desigualdade social, ele é também, de forma paradoxal, um espaço de fortalecimento da identidade e de satisfação das necessidades de reconhecimento e de realização pessoal e social, o que o aproxima da tarefa, atividade que é, por definição, saudável.

Palavras-chave : Tarefa; Trabalho; Pré-tarefa; Pichon-Rivière; Práxis; Dialética; Subjetividade; Necessidades.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )